A pandemia está fazendo sentir seu impacto globalmente. A ameaça do vírus afeta a atividade desportiva em muitos países do mundo, e já há vários eventos cancelados.
O coronavírus não discrimina, não faz distinção de raça, religião ou status social. Esta pandemia se espalha através das fronteiras e afeta todas as pessoas igualmente. É por isso, que o mundo do esporte também foi afetado por esta doença que teve origem na China e se deslocou por todos os continentes.
Há vários atletas isoladamente por terem parceiros com o COVID-19 ou por apresentarem sintomas. Muitas figuras importantes no futebol, basquete, atletismo, ciclismo e vôlei já foram positivas para o Coronavírus. E a lista de nomes aumenta dia a dia.
A maioria das atividades esportivas sofreu alterações nos calendários, suspensão ou adiamento de competições, eventos a portas fechadas ou mudanças de locais. Tudo indica que o mundo será cada vez mais afetado pelo avanço da doença.
Após a pandemia do COVID-19, o esporte começou a tomar medidas de precaução diante do avanço iminente do vírus. Embora muitos já afirmam que o futebol e os esportes onde um grande número de pessoas se reúnem, serão uma das últimas atividades a voltar à normalidade. Por enquanto, a possibilidade de tocar novamente cresce, mas sem uma audiência.
Estes são os eventos mais importantes que foram afetados pelo coronavírus:
Conmebol:
Uma das notícias esportivas mais importantes para a América do Sul é que a Conmebol decidiu adiar a Copa América. A organização sul-americana decidiu continuar com a linha que foi implementada com a Eurocopa.
Eurocopa:
Assim como a Copa América, os torneios foram cancelados na Europa. Foi determinado que será adiado para 2021, pois a Liga dos Campeões e a Liga Europa também foram adiadas.
Jogos Olímpicos:
Seguindo essa linha de precauções, o Comitê Olímpico Internacional decidiu adiar os Jogos Olímpicos, depois que vários países decidiram tornar pública sua recusa em participar dos jogos. Tóquio 2020 já tem uma data de reagendamento para 2021.
Fórmula 1:
Outra das competições que decidiu estender seus prazos foi a Fórmula 1.
Roland Garros:
O clássico torneio francês adiou as datas até ao final de setembro.
NBA:
Anunciou a suspensão indefinida da temporada. A NBA foi a primeira das principais ligas a tomar a decisão de suspender a competição devido a casos positivos no esporte.
Maratones:
A famosa Maratona de Boston foi suspensa, após mais de 100 anos de corrida sem nenhum problema, e remarcada para setembro. Depois disso, as maratonas realizadas em Londres e Paris também foram suspensas.
Augusta Golf Masters:
O primeiro grande torneio da temporada de golfe foi adiado pela pandemia, sem data definida.
Outros esportes também foram suspensos, como: surf, motociclismo, hóquei no gelo, handebol, beisebol e atletismo. Eles tomaram precauções para cancelar torneios, embora não se saiba exatamente quanto tempo.