Técnica cerebral para melhorar desempenho nos esportes é aplicada em vários países

0
995
Divulgação Milan

O desenvolvimento do esporte vem sendo realizado de várias formas nos últimos anos. Com o avanço da tecnologia, vários métodos foram desenvolvidos, e um novo já está sendo aplicado por alguns dos clubes e esportistas mais importantes da atualidade.

Ele se chama Neurofeedback, que se baseia no treinamento de energia cerebral, regulamentando o nível de ativação ou inativação do cérebro.

A técnica ainda não é conhecida no Brasil, mas já vem se tornando importante em outros países do mundo, tendo clubes e atletas começando a aplica-las, como o Milan, da Itália.

Especialista no assunto, o doutor Gabriel Roncallo, da Colômbia, comentou com exclusivide à reportagem os benefícios da técnica e como pode ajudar no desempenho esportivo:

“O Neurofeedback é uma técnica que oferece benefícios importantes no campo do alto desempenho esportivo, treinando e ajustando as respostas ao estresse, ansiedade e exaustão emocional antes, durante e depois das competições e exercícios preparatórios. No futebol, os clubes se esforçam para inovar o aspecto preparatório.”

O especialista também afirmou que a técnica ajuda a combater questões como a depressão e outras doenças psicológicas:

“Essa técnica também oferece importantes benefícios no campo clínico, apresentando resultados importantes no tratamento da ansiedade, depressão, transtorno do déficit de atenção e hiperatividade, epilepsia, distúrbios do espectro do autismo, fibromialgia, problemas de sono e memória, sendo implementada como recurso preventivo em condições de predisposição.”

Além de clubes como o Milan, importantes atletas como Tiger Woods e Roger Federer já praticaram desta técnica, de acordo com o doutor.

Entenda mais sobre a técnica:

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here