Na Turquia, estátua de Alex é protegida do novo coronavírus

Monumento anexado ao estádio do Fenerbahçe ganha intervenção bem humorada de torcedores

0
2275
Foto: fatih demir/flickr

Diante do estado de pandemia decretado pela OMS devido ao novo coronavírus, quase todos os campeonatos nacionais do planeta foram interrompidos. Um dos últimos a adotar a parada foi a Liga Turca, que ainda resistiu por um tempo realizando jogos para público zero, mas que logo se viu obrigada a também pausar – até pela preservação da saúde dos atletas do país otomano.

Sob medidas de conscientização da população para com o vírus, torcedores do Fenerbahçe fizeram uma representação simbólica e bem humorada da urgência de adotar precauções: colocaram máscara e luvas na estátua de Alex de Souza, grande ídolo do aurinegro de Istambul. A ação foi divulgada pelo ex-jogador pelas mídias sociais e repercutiu.

Com 171 gols em 346 jogos, Alex é considerado um dos maiores ídolos da história do Fenerbahçe, clube que defendeu de 2004 a 2012. Pelos canários, conquistou três Campeonatos Turcos, uma Copa da Turquia e duas Supercopas, além de fazer parte da histórica campanha do Fener na Champions League de 2006, quando foi semifinalista.

Individualmente, Alex foi, em suas nove temporadas de futebol turco, eleito seis vezes o melhor jogador da Süper Lig, o campeonato nacional, chegando a figurar, em 2006, entre os 20 melhores futebolistas do Mundo na tradicional celebração da FIFA. Em 2012, seu último ano antes de retornar ao Coritiba, foi artilheiro da liga e eleito melhor em campo na final da Copa da Turquia.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here