Fluminense conta com bom retrospecto em estreias na Copa do Brasil. Saiba mais!

Filipe Carbone

, Fluminense

O Fluminense estreia na Copa do Brasil nesta terça-feira (5), às 21h30, contra o River-PI, em Teresina. Apesar de só ter um título na competição, o time do técnico Fernando Diniz vai tentar manter o bom retrospecto no campeonato. Nos últimos dez anos o Flu tem apenas uma derrota nas partidas de estreia da copa.

De 2009 pra cá o Fluminense participou de oito edições da competição. Ficou de fora apenas em 2011 e 2012 pois avançou para a fase eliminatória da Libertadores. Das oito participações, venceu seis, empatou uma e perdeu uma. O tricolor empatou em 1 a 1 contra o Confiança em 2010 e perdeu para o Horizonte por 3 a 1 em 2014.

O técnico do Fluminense na derrota era Renato Portaluppi, mas o treinador deixou o cargo três jogo depois. Cristóvão Borges assumiu o time e conseguiu reverter o revés após aplicar uma goleada de 5 a 0 jogando no Maracanã. Contudo o time não chegou longe nessa edição, sendo eliminado para o América (RN).

Apesar dos resultados positivos o Fluminense ainda não conseguiu deslanchar na Copa do Brasil. Desde 2009 o tricolor chegou a apenas uma semifinal. Na época, o tricolor foi eliminado pelo Palmeiras, que chegou a ser o campeão daquele ano de 2015.

Além disso, já chegou a ser eliminado duas vezes na terceira fase, em 2014 e em 2018, para América (RN) e Avaí, respectivamente, e nas oitavas para o Goiás em 2013.

Economizou na viagem

Jogadores são recepcionados por fãs na chegada a Piaui (Foto: Lucas Merçon | Fluminense)

O Fluminense permaneceu em Brasília após o jogo válido pela Taça Guanabara contra o Vasco. Contudo, sem precisar voltar ao Rio de Janeiro, economizou quase 4 mil km de viagens nesta semana. Isso porque caso a equipe decidisse voltar para o Rio após a partida e depois fosse para o Piaui, as viagens somariam 3.917 km – 1.169 km de Brasília até o Rio, e 2748 km do Rio até Teresina.

O grupo realizou o treino neste domingo (3) no CT do Brasiliense. Depois irá direto para o Piaui, onde realizará um treino às 16h no Estadio Albertão. Segundo a assessoria de comunicação do Fluminense, o volante Airton irá realizar uma entrevista coletiva.

As escolhas erradas de Ganso