Torino investe em jovens promessas do Brasil

Há seis anos no Brasil, o Torino CAMP é uma das mais tradicionais escolinhas de equipes europeias no Brasil. Pioneira do trabalho de base com método europeu, o centro de treinamento da equipe italiana forma jovens jogadores para o futebol brasileiro e, porque não, italiano. Pelo menos, é o que garante o ex-jogador do Toro e cabeça do projeto, Daniel Minorelli.

Cria das categorias de base do Torino, Daniel Minorelli foi escolhido para coordenar a Torino CAMP, há seis anos, em Florianópolis-SC. Com o projeto cada vez mais consolidado, a equipe italiana promove intercâmbios para jovens atletas desde 2016. E, segundo Minorelli, o intercâmbio Brasil-Itália vem dando certo nos últimos anos.

De acordo com Daniel Minorelli, pouco mais de 35 jogadores já foram para o centro de treinamento do Torino na Itália, desde 2016. Os jovens costumam ficar por 15 dias em Turim, numa experiência de imersão cultural e futebolística. E a ação já rendeu frutos. Ainda segundo o coordenador do projeto, uma das crias do Torino CAMP já treina com a base do Toro.

“Hoje, temos um atleta de 10 anos morando em Turim e treinando com a base do Torino FC, que é o Gustavo Heizen Manduca, filho do ex-jogador profissional Gustavo Manduca. O “Manduquinha” participou do nosso intercambio para a Itália em 2018 e chamou a atenção dos dirigentes italianos. Principalmente, fora de campo. No grupo que ele participou estavam mais seis atletas e anualmente levamos, em média, 15 atletas. Cerca de 35 jogadores já foram à Itália conosco”, afirmou Daniel Minorelli.

Diretor de projeto exalta experiência no futebol italiano

Daniel Minorelli e revelações do Torino CAMP

Sob o comando de Daniel Minorelli (E), Torino CAMP já levou mais de 30 jovens para treinar na Itália (Foto: Reprodução | Torino CAMP)

Daniel Minorelli acredita que a experiência dos jovens atletas no futebol italiano ajuda na construção profissional e pessoal dos jogadores. Mesmo que o impacto de ir para a Europa, sem a companhia dos pais, assuste, o senso de responsabilidade aumenta bastante no intercâmbio. Além disso, a experiência dá uma bagagem maior não só para os atletas, como para o projeto.

“Confesso que no primeiro impacto eles ficam tímidos, mas depois todos fazem amizade. No final, voltam para o Brasil muito melhores no idioma italiano, comendo um pouco mais de massa e treinando com muito mais intensidade. Os pais notam que os filhos voltam diferentes, mais dedicados, mais responsáveis, com uma bagagem cultural mais ampla. Nos campos e nos treinamentos após a viagem podemos dizer que o atleta evolui muito no rendimento e na disciplina. Ou seja, tanto a família como a nossa Academy ganham com esse projeto”, disse Daniel Minorelli.

Torino tem tradição nas categorias de base

Federico Marchetti em ação pela Itália

Formado na base do Torino, Marchetti acumula convocação para a seleção italiana (Foto: Reprodução | FIGC)

O Torino é um dos mais tradicionais formadores de talentos do futebol italiano. Na última Eurocopa, viu dois jogadores formados na base serem convocados para a competição: Angelo Ogbonna e Federico Marchetti. Foi a equipe com mais “canteranos” chamados pela seleção italiana, empatada com Milan, Roma e Genoa. E, para repetir o trabalho no Brasil, o Torino CAMP aposta na estrutura.

Com estrutura para receber mais de 300 atletas, o Torino CAMP aposta em equipamentos profissionais para atender às jovens promessas do país.  O projeto conta com campos de treinamento, acompanhamento psicológico, estrutura alimentar e equipamento de ponta. Assim, a equipe italiana proporciona uma experiência similar as dos grandes formados na base do Toro, eneacampeão nacional.

Minorelli aposta na empatia

Daniel Minorelli em ação pelo Torino

Daniel Minorelli foi formado nas categorias de base do Torino (Foto: Reprodução | Acervo Pessoal)

Formado nas categorias de base do Torino, Daniel Minorelli exalta a experiência na canteira do Toro. Com mais de sete anos de clube, o coordenador repassa a metodologia de trabalho para os meninos. Além disso, para o ex-jogador, empatia e carinho são a chave para trazer uma experiência cada vez mais realista para os jovens que passam pelo Torino CAMP.https://esporte24horas.com.br/2018/12/18/ex-tecnico-do-fluminense-tem-importante-missao-na-asia-confira/

“Empatia! Cada atleta que passa conosco, eu procuro me ver e imaginar como seria se eu fosse aquele jogador, naquela idade e se estivesse na Itália. Procuro me recordar como foi minha base no Torino. O que eu aprendi, cada exercício, cada treino, cada jogo, o que eu passei de dificuldades. Além disso, o que os meus treinadores me ensinavam. Consigo ter um olhar de carinho para oferecer maior qualidade a cada treino que oferecemos”, concluiu Daniel Minorelli.

As atividades do Torino CAMP começaram em janeiro. Com atividades até o fim deste ano, o centro de treinamento do Toro no Brasil atende a crianças e adolescentes a partir dos quatro anos de idade. O Torino CAMP é sediado no Lagoa Iate Clube, no bairro Lagoa da Conceição, em Florianópolis-SC.

Ex-técnico do Fluminense tem importante missão na Ásia. Confira!