Ex-promessa do Vasco é o novo reforço da Portuguesa da Ilha

O atacante Matheus Santos, que atuou nas categorias de base do Benfica e Sporting, ambos de Portugal, entre 2012 e 2015, tem um novo clube.

O jogador foi anunciado nesta quinta-feira (24) como reforço da Portuguesa da Ilha, que disputa a primeira divisão do futebol carioca.

“Estou muito motivado com esse novo desafio. A Portuguesa tem uma grande estrutura que dá condições ao jogadores desempenhar o seu melhor futebol. Espero corresponder da melhor maneira”, disse o atacante.

Matheus Santos assinou contrato de um ano com o clube, que ainda não venceu no Estadual. Em dois jogos, a Portuguesa da Ilha obteve um empate, teve uma derrota e somou apenas um ponto. Dessa forma, a equipe ocupa a quarta colocação na Taça Guanabara.

A carreira

Matheus Santos em quadra pelo Vasco

Matheus Santos atuou ao lado de Mateus Vital, hoje no Corinthians, no futsal do Vasco (Foto: Divulgação)

Matheus Santos integrou a Geração 98 – número que indica o ano de nascimento dos jogadores – do Vasco, a mais promissora do clube nas divisões de base.

Além do atacante, o grupo contou com Alan, Andrey, Douglas, Dudu, Evander, Guilherme Costa, Lucas Santos, Linnick, Mateus Vital, entre outros.

Matheus Santos, legítimo ponta esquerda, marcou alguns gols – principalmente em lances individuais – mas não chegou a ser utilizado no time principal. Logo depois, entrou na no radar de importantes clubes europeus e por fim deixou o Vasco.

Passagem pela Europa e o retorno para o Brasil

Matheus Santos em ação na base do Benfica

Matheus Santos durante passagem pela base do Benfica (Foto: Divulgação | Benfica)

Após se destacar no Vasco, Matheus Santos foi atuar em Portugal. Nesse ínterim, o jogador passou pelas divisões de base do Benfica, e logo depois defendeu o Sporting. Entretanto, o atleta decidiu dar sequência a sua carreira novamente no futebol brasileiro.

Contratado pelo Santos para atuar no Sub-15, Matheus Santos, precisou de poucos jogos para mudar de categoria. Ele  foi promovido ao Sub-17 do Santos e logo se destacou como goleador.

Fez dupla afinada com Rodrygo, atacante da Seleção Brasileira Sub-20 e negociado recentemente com o Real Madrid-ESP. De acordo com o departamento técnico do Santos, juntos fizeram quase 100 gols entre 2015 e 2017.

O MS9, apelido que ganhou na base do clube paulista, defendeu o São Bernardo-SP em 2018. Agora, Matheus Santos chega à Portuguesa da Ilha com o objetivo de retomar a carreira e se recolocar no mercado.

O calendário da Portuguesa

Em 2019, além do Campeonato Carioca, a Portuguesa da Ilha tem outra importante competição. Neste ano, a Lusa Carioca vai disputar a Série D do Campeonato Brasileiro. O time, que foi o sexto colocado no Estadual do último ano, vai participar pela terceira vez a quarta divisão do futebol brasileiro.

Além da Portuguesa da Ilha, os outros representantes cariocas na competição serão Boavista, quinto colocado no Carioca de 2018 e o Itaboraí, vice-campeão da Copa Rio, que herdou a vaga na Série D, após o Campos optar em disputar a Copa do Brasil.

Bruno César é a grande aposta do Vasco em 2019