Vasco próximo de fechar a primeira contratação para 2019

Joel Silva

, Destaque, Vasco

O Vasco está bem próximo de fechar com o primeiro reforço para 2019. Trata-se do lateral-esquerdo Danilo Barcelos, que pertence ao Atlético-MG. O jogador chega por empréstimo até o fim do ano que vem sem custos. O Cruzmaltino vai arcar apenas com os salários do atleta. A boa relação do diretor executivo de futebol, Alexandre Faria, com o lateral e também com o clube mineiro, ajudam para que a negociação tenha um desfecho positivo.

Danilo Barcelos tem 27 anos e se destacou nessa temporada jogando pela Ponte Preta. Na Série B o lateral marcou 3 gols e deu 8 assistências, ficando em 2º nesse quesito. Além de atuar na lateral-esquerda, Danilo Barcelos também pode jogar no meio-campo, função que desempenhou em inúmeras vezes durante a carreira. Cria do América-MG, o jogador também defendeu o Francana-SP, Poços de Caldas-MG, Anápolis-GO e Sport, além de Atlético-MG e Ponte Preta.

Com a contratação de Danilo Barcelos, o Vasco terá em seu elenco quatro atletas para a posição. No entanto Ramon se recupera de uma lesão no joelho esquerdo e a previsão de retorno aos gramados é a partir de abril. Com isso Danilo Barcelos terá a concorrência de Henrique, Alan Cardoso e Luan. Os três jogadores são crias de São Januário. Henrique vinha sendo o titular na ausência de Ramon. Entretanto, o lateral não conta com muito prestígio junto ao torcedor. Um empréstimo desse jogador não está descartado.

Crias da base com contratos renovados

Rafael França durante treino do Vasco

Rafael França será uma das novidades do Vasco para 2019 (Foto: Rafael Ribeiro | Vasco)

Sem condições financeiras para investir em contratações, o Vasco aposta na manutenção do elenco. O clube renovou os contratos dos laterais Luan e Rafael França até dezembro de 2020. Os dois estavam com o vínculo se encerrando no fim deste ano. Tanto Luan, quanto Rafael França foram promovidos aos profissionais pelo técnico Alberto Valentim, no entanto não tiveram oportunidades com o treinador. Luan sequer estreou no time de cima. Já Rafael França atuou por alguns minutos no Carioca desse ano.

Zagueiro de saída

O São Paulo solicitou o retorno do zagueiro Lucas Kal. O empréstimo com o Vasco tinha duração até o fim do Campeonato Carioca de 2019. No entanto, existia uma cláusula que o jogador poderia voltar ao Tricolor caso o clube solicitasse.

Lucas Kal atuou pelo Vasco por apenas 3 minutos, na derrota para o Grêmio, por 2 a 1, em Porto Alegre. Para a zaga o Vasco possui no elenco os zagueiro Leandro Castan, Werley, Oswaldo Henríquez, Ricardo Graça, Miranda e Breno, que segue no departamento médico se recuperando de uma lesão no joelho. A previsão de retorno do atleta é maio de 2019.

Luiz Gustavo tem permanência incerta no Vasco