Conmebol planeja VAR em todos os jogos da Copa América

Nesta segunda-feira, o ex-árbitro Wilson Seneme, presidente da Comissão de Arbitragem da Conmebol, anunciou que a entidade planeja utilizar o VAR, o famoso árbitro de vídeo, em todas as partidas da Copa América de 2019, que será disputada no Brasil.

A competição acontece entre os dias 14 de junho e 7 de julho e os jogos serão disputados em seis estádios diferentes, em cinco cidades: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador e Porto Alegre.

Também no ano que vem, a Conmebol informou que pretende triplicar o uso da tecnologia do árbitro de vídeo, podendo chegar a 100 partidas com esta tecnologia.

VAR e as polêmicas em partidas da Conmebol

Nesta temporada, algumas partidas internacionais em torneios da Conmebol causaram bastante confusão. A última delas, envolveu a não classificação de uma equipe brasileira para a grande final.

No jogo de volta entre Grêmio e River Plate, em Porto Alegre, o árbitro uruguaio Andrés Cunha, que inclusive vai ser o responsável por apitar a partida de volta da final, no próximo dia 24, assinalou penalidade máxima a favor da equipe argentina e ainda expulsou o zagueiro Bressan, do Grêmio.

Ao marcar de pênalti, o River fez 2 a 1 e se classificou para a final. Antes, no primeiro gol do time argentino, o árbitro não marcou toque de mão do atacante ao marcar o gol de empate.

No ano passado, o mesmo River Plate acabou sendo prejudicado. Na partida de volta contra o Lanús, pela semifinal, a equipe comandada por Marcelo Gallardo reclama de um pênalti claro não marcado para sua equipe. Ao final, o Lanús venceu de virada, por 4 a 2, e perderia a final para o Grêmio.

Sorteio

A Confederação Sul-Americana de Futebol vai sortear os grupos da Copa América 2019, no dia 24 de janeiro, às 20h30, no Complexo Cultural Cidade das Artes, Zona Oeste do Rio de Janeiro.

A Copa América terá 12 seleções participantes: Brasil, Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela, todos integrantes da Conmebol, além dos convidados Japão e Qatar, sede da Copa do Mundo de 2022.

Copa América 2019: Sorteio será em janeiro no Rio