Copa América 2019: Sorteio será em janeiro no Rio

A Confederação Sul-Americana de Futebol vai sortear os grupos da Copa América 2019, no dia 24 de janeiro, às 20h30, no Complexo Cultural Cidade das Artes, Zona Oeste do Rio de Janeiro. O torneio mais antigo do mundo será realizado no Brasil entre 14 de junho e 7 de julho do próximo ano.

A Copa América terá 12 seleções participantes: Brasil, Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela, todos integrantes da Conmebol, além dos convidados Japão e Qatar, sede da Copa do Mundo de 2022.

Rio de Janeiro será palco da final da Copa América

Maracanã visto de cima

O Maracanã foi palco das finais da Copa de 2014 e da Olimpíada de 2016 (Foto: Agência Nacional | EBC)

A competição terá cinco cidades-sede: São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Belo Horizonte e Salvador. O primeiro jogo da Copa América será disputado no Morumbi, em São Paulo, enquanto a final será no Maracanã, mesmo palco da decisão da Copa do Mundo 2014.

A Arena do Grêmio, em Porto Alegre, em Porto Alegre, a Arena Fonte Nova, em Salvador, o Allianz Parque, em São Paulo e o Mineirão, em Belo Horizonte, foram os outros estádios escolhidos pelo Comitê Organizador da Copa América.

Seminário Técnico da Copa América também será no Rio de Janeiro

Alejandro Dominguez durante evento da Conmebol

Alejandro Dominguez está confiante no sucesso da Copa América no Brasil (Foto: Divulgação | Conmebol)

Em 22 e 23 de janeiro, a Conmebol vai apresentar detalhes da realização do torneio e os protocolos do sorteio das chaves da Copa América.

No Seminário Técnico, assuntos como logística, segurança, transporte, hospedagem, locais de treinos e ações de marketing serão explicados aos representantes dos países participantes.

Campeonatos serão interrompidos pela CBF durante a Copa América

Em 2019, a CBF vai interromper o Campeonato Brasileiro e a Copa do Brasil em detrimento da disputa da Copa América. Os clubes brasileiros já foram comunicados. Nesse ínterim, planejam férias para os jogadores durante o período do torneio.

Normalmente, o “descanso forçado” não acontece nas demais Datas-FIFA. A CBF, no entanto, cogita adotar esse procedimento a partir do ano que vem. Procurada pelo Esporte 24 Horas, a CBF informou através de nota enviada pela assessoria de imprensa que está trabalhando para encontrar as melhores soluções para o calendário do futebol brasileiro.

Argentina ignora Copa América e Mundial do Qatar por 2026