Márcio Tannure exalta presença do Fla na Flórida Cup

Enquanto ainda define seu destino no Brasileirão, Flamengo já começa a se programar para a próxima temporada. Assim como São Paulo, Eintracht Frankfurt e AFC Ajax, o clube carioca também está confirmado na Flórida Cup de 2019. Por isso, no início desse mês, Márcio Tannure, Diretor médico rubro-negro, fez uma visita técnica para conhecer as instalações da competição. Em entrevista, ao Esporte 24 Horas, o médico conta como foi a experiência. De acordo com Tannure, a vontade dos americanos em interagir com o futebol brasileiro foi o que mais o impressionou.

“A vontade de fazer dar certo, de todas as pessoas envolvidas na organização, foi o que mais me chamou a atenção. Por exemplo, os profissionais da Universidade Central Flórida, onde vamos treinar. Eles demostraram muita vontade de interagir, de aprender e de ter esse intercâmbio com o futebol brasileiro. Por isso, essa disponibilidade deles em realizar tudo, realmente, me deixou impressionado. Portanto, acho que vai ser ótimo para o Flamengo ter essa interação. Principalmente, por essa troca de experiência com diferentes culturas do futebol”, afirmou Tannure.

Preparação da equipe

(Foto: Portal Florida Cup)

Tannure analisa como positiva a presença do Fla na Florida Cup (Foto: Divulgação | Florida Cup)

A alta intercâmbio entre o futebol brasileiro e o europeu é a marca da Flórida Cup. Nas últimas edições, as equipes brasileiras tiveram a oportunidade de enfrentar clubes como Wolfsburg, Shakhtar Donetsk, Schalke 04 e Bayer Leverkusen. Portanto, o nível competitivo do torneio sempre chama atenção. E esse é o principal fator que o Flamengo espera conquistar nos Estados Unidos. De acordo com o médico rubro-negro, o ritmo que a equipe vai pegar logo no começo da temporada vai ajudar muito na preparação.

“Bom, a gente sabe que a pré-temporada é um momento muito importante. Principalmente, por conta do calendário brasileiro. Por aqui, às competições sempre começam muito cedo. Por isso, vamos explorar essa lado competitivo da Flórida Cup, já no início da nossa preparação. Buscando ganhar ritmo contra equipes de alto nível, que vão estar no meio da sua fase de preparação. Portanto, temos a expectativa de conseguir testes superiores do que nas pré-temporadas anteriores”, revelou Tannure.

Nas últimas temporadas, as equipes rubro-negras sofreram muito com o desgaste no fim da temporada. Principalmente, por conta do acumulo de jogos. Por isso, adicionar mais jogos já nas primeiras semanas de preparação pode gerar desconfiança. Mas, não para Tannure. O responsável médico do clube ressalta a importância da participação e detalha o planejamento do Flamengo para a pré-temporada de 2019.

“A Flórida Cup vai nos ajudar a estar pronto o mais rápido possível. Então, do período de representação até à viagem para Florida Cup, vamos trabalhar basicamente avaliações físicas e médicas. Assim como em todo começo de pré-temporada. Até porque, antes da competição, teremos apenas um ou dois dias de treinamentos. Logo após, retornarmos ao Brasil, vamos dar sequência ao que já vinha sendo feito antes de irmos. Esperamos assim preparar nossa equipe da melhor maneira possível para o ano de 2019”, avaliou o médico.

Legado da Flórida Cup

Mesmo que o próximo ano do Fla ainda dependa do seu fim de Brasileirão, o clube já começa a analisar os legados que a Flórida Cup pode gerar. Além do benefício comercial e técnico, a diretoria espera que o intercâmbio oferece ganho tecnológico. Principalmente, na área de fisiologia. De acordo com Márcio Tannure, o maior legado da competição na equipe vai ser na questão física.

“Além da experiência de enfrentar grandes equipes europeias, o maior ganho vai ser médico e físico. Na oportunidade, vamos ter uma troca muito grande com todo o setor de performance da Universidade Central Flórida. Nessa minha visita, tive o primeiro contato com eles e já reservei a estrutura para às avaliações física e médicas dos nossos jogadores”, revela.

Além disso, o médico já começa a proteja a nova estrutura do CT do Flamengo.

“Quando retornarmos ao Brasil, já vamos para o nosso novo CT. Até lá, a nova estrutura já vai estar pronta. Portanto, temos a certeza de que vamos continuar disponibilizando a melhor estrutura possível para os nossos atletas. Por isso, buscamos uma boa pré-temporada e um grande ano de 2019”, conclui Tannure.

Rumo aos Estados Unidos! Trauco planeja saída do Fla

Deixe uma resposta

cinco × quatro =